sábado, 13 de março de 2010

Atendimento Telefônico - Parte I

O telefone é o primeiro elo de ligação da empresa com o exterior. É a primeira impressão que o cliente possui da empresa e, por vezes, a mais duradoura. Seja qual for a política ou método de atendimento adaptados, não se esqueça de controlar a sua qualidade.

1) Como preparar o atendimento telefônico
Preparar o atendimento de chamadas telefônicas é vital. Não basta confiar no dom da palavra, na inspiração ou no bom senso, lembrando que estas atitudes são essenciais para completar o bom atendimento, mas a ferramenta base é a informação.

2) Sempre tenha em mãos informações importantes
Conheça a empresa que você trabalha. Saiba os ramos que ela atua e o que cada departamento faz. Caso não passem para você, busque-as, você na maioria das vezes é quem esta em contato direto com o cliente, quer para promover os produtos e/ou serviços, quer para responder a reclamações, dar esclarecimentos ou simplesmente atender a uma chamada. Isso também serve para que você auxilie setores internos.

3) Como atender as chamadas dos clientes
O atendimento telefônico deve transmitir uma imagem profissional, de eficácia e capacidade de organização. As regras seguintes podem ser afixadas, não só no departamento de atendimento a clientes, mas também, por todos os departamentos que entrem em contato diretamente com eles:

· Não deixe o telefone dar mais de 3 toques e ao atender espere 3 segundos antes de se identificar. Diga o nome da empresa, seguido por seu nome e uma saudação (Bom dia ou Boa tarde). Caso de ligação interna, diga o nome do setor seguido pelo seu e uma saudação.

*Sorrir: um simples sorriso no rosto reflete-se na voz, passando a impressão de que o atendente é uma pessoa amável, solícita e interessada.

· Tenha sempre em mãos um bloco para rascunho e um para passar os recados. Seja organizado, ao atender o telefone anote o nome de quem esta falando com você e da onde ela fala, para caso você tenha que passar a ligação, a informação já foi filtrada, isso evitara que você pergunte novamente caso esqueça (o que muitas vezes a acontece).

· Quando você identifica a pessoa que esta ao telefone deve-se utilizar o nome do cliente: ninguém gosta de falar com uma fonte desconhecida, por isso, o atendente da chamada deve identificar-se assim que atende ao telefone. Por outro lado, deve perguntar com quem está falando e passar a tratar o cliente pelo nome; este toque pessoal faz com que ele sinta que é importante.

· Manter o cliente informado: o cliente não pode estabelecer contato visual com quem o atende, por isso, se o atendente tiver mesmo que desviar a atenção do telefone durante alguns segundos deve pedir licença e depois pedir desculpa pela demora. Poucos segundos podem parecer uma eternidade para quem está do outro lado da linha.

· Se o recado é para outra pessoa, anote na folha de recado e leve imediatamente até a pessoa ou o local que esta possa vê-lo. Após confirme com a pessoa se ela recebeu ou viu o papel do recado. Há ocasiões que um recado não recebido pode colocar tudo a perder!

Coordenação Pedagógica

quarta-feira, 10 de março de 2010

Lembrete: Reunião de Sábado

Não se esqueçam da reunião neste sábado, dia 13/03/2010!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Projeto Atitude


A APAMI estará realizando nesta segunda-feira, dia 08/03 a aula inaugural do Projeto Atitude, em parceria com o CMDCA e a Secretaria da Educação de Itatiba.
Este Projeto envolverá adolescentes e sua família visando à melhoria da autoestima, a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas que são responsáveis pela violência contra crianças e adolescentes e promovendo a profissionalização e o primeiro emprego.
O público alvo são adolescentes de 15 a 17 anos cursando as duas séries finais do Ensino Fundamental provenientes das Escolas: EMEB Rosa Scavone, EMEB Profº Benno Carlos Claus e EMEB MAria do Carmos Parisoto Mosca.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aniversariantes do Mês


MARÇO

ALEFI CARLOS RIBEIRO
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA CICONELLI
CARLA DE SOUZA LOURENÇO
CAROLINE ANDRESSA FAGUNDES
CAROLLINE DELFINO SANCHES
DAIANE APARECIDA GIARETTA
DIEGO ALEXANDRE DE SANTANA ALVES
EMILY ELOISE BARBIERI
ERICA GRAZIELE FRANCO DE CAMARGO
FLÁVIA FRANCIELEN TREVINE SILVA
FRANCIELI SOUZA COSTA MENDES DE LIMA
GUILHERME ALENCAR MORETTO
IAGO ABRAHÃO
ISABELA CRISTINA DO PRADO
JESSICA CARVALHO DE HELD ANTONIO
JOSÉ MARIO GONÇALVES
KEYLA CRISTINA MARQUES DE FREITAS
LAIS DE CARVALHO VIDAL
MICHAEL BATISTA PINTO
MIKE WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
PAULA LUANDA DO PRADO
SIMONE MARQUES ALVES
UBYRAJARA LOURENÇO PINHEIRO
WALBER RICHARD DA ROSA

FELIZ ANIVERSÁRIO!

EQUIPE APAMI