quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atendimento Pessoal

As empresas buscam todas as formas para um bom atendimento, principalmente as que dependem exclusivamente do atendimento ao cliente, exemplo é a empresa que trabalha com
vendas. Tem empresa que investe alto nesta ferramenta.

Mas isso não é um beneficio de quem só trabalha com vendas, o bom atendimento engloba todos os profissionais, envolve o bom senso, a educação e ética de todas as pessoas de uma empresa.

Já vimos algumas atitudes que devemos adotar para o bom atendimento telefônico nas reuniões passadas, hoje uniremos estas atitudes para aplicarmos com o atendimento pessoal.

São requisitos primordiais para um atendimento pessoal:

ATENÇÃO COM SUA APARÊNCIA, você é o cartão postal da empresa, as pessoas não conseguem nos reconhecer de outra forma, senão pelo fato de representarmos a empresa. Por isso você deve pensar bem sobre como anda se cuidando, isso é um reflexo de como é sua
higiene pessoal:

· Unhas pintadas – unhas curtas e bem limpas (meninas: dê preferência para esmaltes discretos);

· Falta de desodorante, barba mal feita, mau hálito, são coisas que não podem estar presente no seu dia-a-dia. Fique muito atento.

· Postura e comportamento – conversar fora de hora; tom de voz alto; gargalhadas; leitura imprópria...

Isso são atitudes que transmitem descaso e falta de interesse na sua função, se seu objetivo é ser dispensado da empresa, este é o passo correto para atingi-lo.

PROCURE SER ATENCIOSO E NÃO PEGAJOSO

Já falamos da importância de escutar, procurar entender a outra parte. Quem sabe ouvir com certeza saberá falar.

Ser atencioso não é sinônimo de ser puxa saco, ser atencioso significa ser educado!

VAMOS BRINCAR DE PASSA PASSA

Se você começou uma tarefa, termine-a, não passe sua responsabilidade para outro (isso pode ser perigoso);

Leve para o responsável, caso a tarefa não seja sua responsabilidade e o principal, coloque-se a disposição para ajudar.

EMA, EMA, EMA...

Caso haja algum “problema” ou desentendimento no setor entre funcionários, isso não deve transparecer a ponto de atrapalhar o desempenho da função do setor, da empresa ou o seu. O correto é você procurar a pessoa em particular e resolver o aparente conflito.

Não se mistura pessoal e profissional, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Devemos lembrar que passamos mais tempo no trabalho do que com nossa própria família, isso implica em estarmos bem no ambiente que trabalhamos.

LINGUAGEM!

Mais uma vez, não use diminutivos, evite este vício;

Trate as pessoas com formalidade; Sr/Srª; por favor, por gentileza e etc;

Há pessoas que temos certa intimidade, mas tome cuidado para não virar libertinagem*, brincadeiras de mau gosto; apelidos; atitudes que sugiram falta de respeito;

NÃO FAÇA COM O OUTRO O QUE VOCÊ NÃO QUER PARA VOCÊ; Não reflita seu comportamento com base no tratamento que esta recebendo, mantenha uma postura educada. Apesar de certo momento ser difícil.

Coordenação Pedagógica

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