quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Avaliação de Desempenho


Informamos que a Avaliação de Desempenho foi encaminhada para as empresas colaboradoras por e-mail.

Segue abaixo algumas orientações que deverão ser observadas:

1. O arquivo deve ser impresso frente e verso (além da consciência sobre o desperdício, conseguimos um controle melhor);

2. Um formulário por aprendiz;

3. Ser preenchido e assinado por seu responsável direto (encarregado/supervisor) na empresa;

4. É interessante que o aprendiz esteja presente no momento da Avaliação.

5. Marcar com (X) apenas um dos itens apresentados;

6. Os pais e/ou responsáveis só devem assinar na reunião de fechamento de bimestre;

7. Caso o aprendiz seja novo na função e não haja condição de avaliar nenhum dos itens, pedimos a comunicação da empresa por e-mail;

Estamos convictos de que receberemos das empresas colaboradoras a devida colaboração no sentido de realizar a Avaliação de Desenvolvimento Profissional do Aprendiz, uma vez que esse trabalho tem como um dos objetivos aprimorar o processo de Ensino e Desenvolvimento de Competências Profissionais.

*A Avaliação deverá ser entregue impreterivelmente até o dia 06/11/2010, caso contrário, o aprendiz será advertido conforme as Normas da Instituição.

Nos colocando a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Equipe APAMI

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O valor do conhecimento e o conhecimento de valor

Há pessoas que duvidam do valor do conhecimento. Mas essa dúvida é totalmente sem fundamento. Todas as pesquisas nacionais e internacionais comprovam que quem tem mais conhecimento, tem mais sucesso pessoal e profissional. Além disso, estamos na era do conhecimento, exatamente porque o maior valor que temos nos dias de hoje é a informação de valor, ou seja o conhecimento. Digo informação de valor, porque não basta ter informação sobre qualquer coisa. É preciso que ela tenha um valor para a sociedade. Daí ela será valorizada, trazendo o sucesso e tornando-se em conhecimento. Muitas pessoas têm conhecimento sem valor. Os fofoqueiros, por exemplo, sabem tudo da vida alheia. Mas qual o valor desse conhecimento?
Quando um colaborador de uma empresa realmente conhece o seu trabalho, estuda o que faz, busca a excelência e a perfeição, investe em si próprio, com certeza terá sucesso. Muitas pessoas me dizem que já fazem isso. Mas será que fazem o suficiente? Será que entendem que o conhecimento é uma corrida sem linha de chegada ou seja quanto mais você souber, mais verá que pouco ou nada sabe? O filósofo grego Sócrates, dizia “tudo o que sei é que nada sei” exatamente para mostrar que o ser humano nunca pode parar de aprender e buscar conhecimento.
Vejo pessoas deprimidas e tristes e uma das razões é que elas perderam a vontade de aprender, de buscar conhecimentos novos sobre o que fazem. Pararam na vida, deixaram-se levar pela preguiça, pela inércia, pela desmotivação.
É preciso acreditar que o ser humano precisa sentir-se em constante desenvolvimento intelectual para sentir-se feliz e ter sucesso pessoal e profissional. O ser humano quer sempre um trabalho desafiante que lhe dê sentimento de missão e propósito. E só ele mesmo pode encontrar essa missão e buscar esse propósito.
Assim, não fique esperando que os outros o motivem. Busque a motivação pelo conhecimento, pela razão, estudando mais, conhecendo mais o que faz, se interessando mais em aprender todos os dias uma coisa de valor para você e para a sociedade.

Pense nisso.
Sucesso!

Professor Luis Marins

terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Feira Social - 23 e 24 de Outubro de 2010

A Secretaria de Ação Social realizará a

I FEIRA SOCIAL - 23 e 24 DE OUTUBRO DE 2010

SÁBADO - 23/10 - 08h00 às 17h00
DOMINGO - 24/10 - 08h00 às 12h00


Serviços que estarão disponíveis durante a I Feira Social:

1. ATENDIMENTO SOCIAL - cadastro e orientações sobre os serviços socioassistenciais da Secretaria de Ação Social

2. ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO SOCIAL : orientações e agendamento para cadastro

3. ATENDIMENTO - CDHU - informações , orientações para mutuários de empreendimentos habitacionais da CDHU

4. INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA FRENTE DE TRABABLHO – orientações para inclusão no programa, tempo de permanência, benefícios do programa.

5. ORIENTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS - sobre aposentadoria e outros benefícios da Previdência Social - com técnico social da Previdência Social

6. EMISSÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE - (RG) - 1ª. e 2ª. Vias

7. OFICINA DE CORTE DE CABELO e UNHA ARTÍSTICA - corte de cabelo e unha artística gratuitos

8. CULINÁRIA : OFICINA DO PÃO - preparo e degustação de pão caseiro

9. ESPAÇO DO BRINQUEDO - para crianças até 12 anos - jogos e brincadeiras para crianças até 12 anos

10. ARTESANATO : EMPÓRIO CLUBE DE MÃES - Exposição e Venda de Produtos Artesanais, confeccionados pelos participantes do Clube de Mães

11. RECICLAGEM SOLIDÁRIA - divulgação do Programa - participação de catadores e triadores de materiais recicláveis coordenados pela Secretaria de Ação Social

12. ESPAÇO DO IDOSO - divulgação do Programa - demonstração das atividades (sociais, físicas e culturais) realizadas nos CRAS e Centros Comunitários voltadas para pessoas a partir de 60 anos de idade

13. CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CENTROS COMUNITÁRIOS -divulgação dos Serviços Socioassistenciais - ofertados à população nos CRAS e Centros Comunitários pelas equipes técnicas da Secretaria de Ação Social - Assistentes Sociais , Psicólogos e auxiliares.

14. JUNTA MILITAR - atendimento e serviços

15. TELECENTRO - orientação e treinamento para uso do computador = digitação de texto

16. PAT - Posto de Atendimento ao trabalhador : orientações trabalhistas gratuitas ( com advogado) e orientações para vagas de emprego .

17. PROCON - atendimento e orientações ao consumidor

18. BANCO DO POVO - informações sobre Microcrédito e Microeempreendedorismo – orientações e palestras com técnicos do SEBRAE

19. CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social : atendimento social especializado para pessoas vítimas de violência, maus tratos , abandono ou em situação de risco social.

20. CONSELHO TUTELAR - atendimento e orientações

Fonte: Divulgação Ação Social

sábado, 16 de outubro de 2010

Empregabilidade - 16/10/2010

Falando de Empregabilidade com a colaboração da Srta Tatiane Souza Pereira

Aprendizes


(Daniela, Tatiane, Cida e Diane)


(Tatiane e o aprendiz Jeferson)


(Tatiane e o aprendiz Caique)


(Tatiane e a Professora Adalgiza)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor

"Um mero professor apenas aponta o caminho das estrelas, um professor de verdade ajuda a alcançá-las"
(Lidia Vasconcelos)

À todos os professores...

Parabéns pelo seu dia!!!

Equipe APAMI

Horário de verão começa neste domingo

O horário de verão deste ano começa em 17 de outubro e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial 6.558/2008.

De acordo com o governo federal, nas três regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural. Nos últimos dez anos, a redução média de demanda por energia no horário de maior consumo foi de 4,7%.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

“Os fundamentos de aplicação da medida, entre os principais o aproveitamento da intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão, mostram que quanto mais próximo aos trópicos, tal aproveitamento é mais intensivo, e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão. Devido à grande extensão territorial do nosso país, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação, quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos expressivos”, explica, por meio de nota, o Ministério de Minas e Energia.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/horario-de-verao-comeca-neste-domingo-20101015.html

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lembrete: Reunião de Sábado

Não se esqueçam da reunião neste sábado, dia 16/10/2010!

Lembrando que os aprendizes em treinamento foram convocados à participarem da seguinte forma:

M1 e T1 - 07h00 às 08h20
M2 e T2 - 08h30 às 09h50

Frase do Dia:

"Falhamos muito mais por timidez do que por ousadia"
(David Grayson)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças

"A criança é o amor feito visível."
(Friedrich Novalis)


Feliz Dia das Crianças!

Bom Feriado à Todos...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cinco segredos para o sucesso pessoal e profissional

Se você quiser ter sucesso na sua vida pessoal e profissional, pense nestes cinco pequenos segredos, simples e muito eficazes:

1. Faça checklist com prioridade de tudo o que tiver por fazer.
Tenha em mãos, o tempo todo, um checklist, uma relação das coisas que você deve fazer e coloque sempre essa lista em ordem de prioridade, deixando bem claro a você o que seja “essencial”, “importante” e “acidental”. Faça primeiro, o essencial e deixe o acidental para quando sobrar tempo. Não perca tempo com coisas acidentais.

2. Tenha foco. Muito foco!
Não se desvie do foco nas coisas essenciais, naquilo que você deve fazer em primeiro lugar e saiba exatamente o que fazer em seguida, isto é, o que seja importante. As pessoas fracassam por falta de foco.

3. Faça na hora. Não deixe para depois.
Faça imediatamente ao se lembrar. Não deixe para depois. Lembrou, faça. Se não puder fazer, faça alguma coisa concreta que não deixe você se esquecer. Não confie que se lembrará mais tarde.

4. Utilize a técnica do “queijo suíço”.
Vá fazendo “buracos” nas tarefas maiores. Vá comendo as grandes tarefas em pedaços. Se não puder fazer tudo, faça uma parte hoje, outra amanhã até que a tarefa toda esteja pronta.

5. Disciplina. Discipline-se em função de seu foco.
Para conseguir realizar os quatro segredos anteriores, você tem que ter muita disciplina. Discipline-se em função do seu foco. Não se deixe enganar por ladrões de tempo e atenção. Mantenha-se no foco.

Pense nisso.
Experimente.
Sucesso!

Frase do Dia:

"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor."
(Albert Einstein)

domingo, 10 de outubro de 2010

Frase do Dia:

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
(Charles Chaplin)

sábado, 9 de outubro de 2010

Frase do Dia:

"Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros."
(M. Taniguchi)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Frase do Dia:

"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."
(Georges Bernanos)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aniversariantes do Mês


OUTUBRO

ALESSANDRA CRISTINA PRETTI
ANA CAROLINE BUENO MELO
BARBARA OLIVEIRA FRANCO
EZIO DA SILVA NOVAIS
FELIPE LIMA DE OLIVEIRA
GUILHERME AKIU YOSHIDA REAME
JONATHAN WILIAN MATIAS DO PRADO
MARILISE DE LIMA GASPAR
TAILAN DE OLIVEIRA NUNES

FELIZ ANIVERSÁRIO!

EQUIPE APAMI